As especialidades da odontologia são muitas… Por isso, tudo bem se você nunca ouviu falar sobre endodontia na sua vida! Mais vale dizer que é super importante saber quando é o momento de buscar um endodontista! Isso porque essa é uma das especialidades que vai cuidar da sua saúde bucal em alguns de seus momentos mais difíceis!
Aliás, entender o que é essa especialidade e o que ela faz vai desmistificar alguns medos que você provavelmente tem quando vai ao dentista. Além de te ensinar um pouquinho sobre a importância dos cuidados diários com o seu sorriso!
Então vamos lá?
A palavra pode até parecer complicada, mas o conceito é bem simples: endo significa dentro ou interior, enquanto dontia está relacionado a dente.
Quando a polpa do seu dente está infeccionada, inflamada ou foi comprometida por alguma lesão na boca (como um dente quebrado, por exemplo), você definitivamente precisa de um endodontista. A vida do seu dente está em jogo!
Na maior parte dos casos isso acontece devido a cáries muito profundas, que acabam atingindo a polpa do dente. Por se tratar de uma área do dente com mais terminações nervosas e irrigação, essa cárie acaba comprometendo todo o interior do dente – além de causar incômodas dores!
Para resolver o problema o endodontista vai retirar a parte comprometida do interior do dente e selar a raiz do mesmo. Assim, evitando que o dente seja infectado novamente.
Este é o tratamento de canal, do qual tanta gente tem medo! Mas…
Não precisa ter medo! O tratamento de canal não é tão malvado quanto dizem…
Até porque, o que vai realmente doer é NÃO fazer ele! Porque, como já dissemos anteriormente, quando há a inflamação da polpa (também conhecida como polpite) as dores são realmente terríveis. Ou seja, você quer tratar antes de chegar neste ponto, certo?
Além disso, hoje em dia com uma ajudinha da tecnologia os procedimentos são cada vez menos dolorosos para os pacientes. Um exemplo é a possibilidade da anestesia computadorizada. Ela consiste em método que faz uso do gotejamento computadorizado do anestésico. Assim o paciente não sente a picada da agulha e fica mais tranquilo na hora de realizar o tratamento!
Ah, isso sem contar com a ajuda de analgésicos durante a recuperação, é claro!
Em suma, o procedimento não dói mais do que a falta dele! É na verdade muito seguro e tranquilo, em especial quando você está sendo atendido por um especialista de confiança.
Nunca esqueça que a higiene bucal faz parte do cuidado com a sua saúde tanto quanto se alimentar bem, fazer exercícios e ir regularmente ao médico.
Por isso, a escovação após as refeições, o uso do fio dental e as consultas de rotina ao dentista são SIM uma prioridade para a sua saúde! Não é opcional, viu?
Falando disso, você também precisa de um endodontista periodicamente caso já tenha feito tratamento de canal há muito tempo. Fazer este tipo de consulta preventiva com o especialista garante mais saúde para sua boca a longo prazo!
Afinal, com saúde não se brinca, certo?
Conseguiu entender melhor em quais casos você precisa de um endodontista? Então cuide bem da saúde da sua boca e, precisando de um especialista, é só clicar no botão abaixo e agendar uma avaliação!