Dúvidas sobre clareamento? Desvendamos os principais mitos sobre o procedimento

Odontologia Digital: Saiba o que é
19 de maio de 2020
Quando devo buscar um endodontista?
19 de maio de 2020

Digam o que quiser mas o clareamento dental ainda continua sendo um dos procedimentos mais queridinhos entre os pacientes, e um dos mais realizados nos consultórios, afinal sempre buscamos a melhor versão do nosso sorriso, e nisso o clareamento pode ajudar.

Porém, quando buscamos sobre o assunto somos bombardeados de informações, e é nesse momento em que as dúvidas surgem. Pensando nisso, hoje resolvemos desvendar alguns dos principais mitos sobre o procedimento, e já te adianto que haverá polêmicas viu? Então leia até o final!

Antes de começar, você sabe como funciona o clareamento dental?

O clareamento dental consiste em utilizar produtos à base de peróxido que, quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas as transformando em moléculas menores e mais claras, assim trazendo o aspecto de dente mais “branco”.

Bom, agora que você sabe o como funciona o clareamento, pronto (a) para desvendarmos os principais mitos?

Clareamento dói

A resposta é não. O que pode ocorrer durante o processo é uma sensibilidade transitória. Em alguns casos o gel clareador atinge o tecido da polpa do dente, causando assim uma pequena inflamação que resulta nas temidas “fisgadinhas”, mas o que você precisa saber é que isso varia de paciente para paciente, e que se você estiver realizando o tratamento conforme a orientação do dentista, a sensibilidade tende a desaparecer na finalização do tratamento.

Vale ressaltar que, caso você apresente alguma sensibilidade durante o tratamento, é muito importante informar seu dentista, pois ele será a pessoa mais indicada para lhe sugerir produtos capazes de eliminar ou minimizar consideravelmente tal sensibilidade.

Enfraquece os dentes

Obviamente, não! Seria muito estranho que uma técnica tão realizada e indicada prejudicasse os dentes, não é mesmo? Na verdade, conforme citamos acima, o gel clareador utilizado nos procedimentos de clareamento agem no pigmento em si e não no esmalte dental, deste modo não compromete a estrutura do dente.

O clareamento de consultório é mais eficaz que o caseiro

Ambos os tipos são realizados com o mesmo gel clareador, o que muda de um para o outro é a concentração, a concentração do gel do clareamento de consultório é maior.

Em ambos os casos os resultados são graduais, e é sim possível alcançar excelentes resultados independente do tipo de clareamento escolhido. Vale ressaltar que o clareamento deve ser acompanhado por um dentista, e que é importante que o paciente colabore e siga todas as orientações.

Opções caseiras também clareiam os dentes

Se você buscar na internet irão aparecer centenas de “receitas” milagrosas que prometem deixar os seus dentes branquinhos, mas o que você precisa saber é que esses métodos são perigosos e, em alguns casos, os efeitos podem ser irreversíveis.

Em sua grande maioria, essas receitas contém produtos ácidos e abrasivos, que agridem os dentes e tecidos gengivais, e podem desencadear desde uma gengivite, até uma sensibilidade severa. Por isso fica o alerta! Não acredite em tudo que você vê na internet, e sempre procure a orientação de um dentista.

Clareamento a laser funciona

Alerta de polêmica! Pois é, por mais que muitos ainda usem essa terminologia, infelizmente alguns artigos divulgaram que não há comprovação científica de que a luz, led ou laser, ajudam no processo do clareamento dental.

O que trará os resultados tão esperados é a combinação entre a indicação do tipo de procedimento (clareamento caseiro, de consultório ou uma combinação de ambos), a concentração do gel e o tempo de uso.

É proibido o consumo de alimentos pigmentados durante o procedimento

Outro alerta de polêmica! Esse mito ainda continua em alta, e me arrisco em dizer que é a dúvida que mais surge no consultório. Assim como no caso do clareamento a laser, estudos mostram que os alimentos ou bebidas pigmentados não interferem no processo do clareamento dental. O que pode ocorrer é a produção de manchas superficiais que são facilmente removíveis com os cuidados diários, como uma boa escovação, e periódicos, que são as profilaxias.

Unidade Kobrasol

+ (47) 3065.1200
+ (47) 98816.3727

contato@neuelinik.com
Segunda a Sexta, das 8h às 19h
Sábados, das 8h às 13h
Unidade Campeche

+ (47) 3028.1310
+ (47) 99103.2633

Segunda a Sexta, das 10h às 19h
Sábados, das 9h às 13h
Fale Conosco