6 Sinais de que você precisa ir ao dentista

Odontologia Digital: Saiba o que é
19 de maio de 2020

Cuidar da saúde, principalmente em tempos de pandemia, tem sido uma prioridade para muitos, nos preocupamos com o coração, com a visão, com a condição física, mas e a boca?
Imagine assim, cada parte do nosso corpo possui uma função específica para o funcionamento de um todo, a boca é a porta de entrada dos alimentos, é o meio que proporciona nossa nutrição. Uma boa alimentação e uma higiene bucal adequada tem um grande valor nos cuidados com a saúde.
Mas a realidade é triste! Sabemos que a negligência com a saúde bucal é bem comum, e o que talvez você não saiba é que, não cuidar do sorriso pode sim interferir na saúde de modo geral, por isso é muito importante ficar atento (a) aos sinais que nosso corpo emite quando há algo de errado.
Dito isso, hoje trouxemos para você 6 sinais de que está na hora de procurar seu dentista.

Dor de

dente ou dor na mastigação

Quem já sentiu sabe que sofrer com esse tipo de dor não é fácil, afinal ela é temida por muitos e até classificada como uma das piores, porém quando há dor, ou até mesmo sensibilidade, é preciso ficar de olho.

Quando se fala em dor de dente a causa mais comum é devido a cárie, porém existem outros fatores associados como a sensibilidade, doença periodontal, nascimentos dos dentes terceiros molares (comumente conhecidos como siso), bruxismo, gengivite e até mesmo sinusites. Já quando se trata de desconforto ao mastigar com dor na musculatura da face ou ponto referente no local da articulação temporomanidibular (comumente conhecida como ATM), uma avaliação detalhada e precisa deve ser realizada, pois para tal diagnóstico há diferentes causas e para cada uma um tratamento específico.

O erro mais comum nesses casos é a automedicação, pois ela simplesmente mascara o problema e não trata a situação, e dessa forma pode gerar danos mais sérios, ou até mesmo irreversíveis. Por isso é importantíssimo que no primeiro sinal, você busque a ajuda do seu dentista.

Sensibilidade dentária

A famosa e incômoda fisgadinha. Apesar de ser relativamente comum, a sensibilidade dentária não é algo que devemos deixar de lado. Esse incômodo pode se manifestar por diversos motivos como por exemplo a exposição da raiz do dente, após um processo de clareamento, devido ao surgimento de cáries, entre outros. E por mais que pareça algo “simples” afeta a sua tranquilidade e qualidade de vida. Por isso é importante investigar o motivo do seu surgimento.

Sangramento na gengiva

O sangramento gengival não é algo normal, afinal gengivas saudáveis não sangram! Na maioria das vezes se não ocorre por trauma, ocorre devido a uma higiene deficiente, ou seja, por uma escovação inadequada e principalmente pelo não uso do fio dental, o que acaba fazendo com que haja um acúmulo de placa bacteriana que se não removida pode evoluir de uma gengivite para uma periodontite. Mas não se preocupe, se você está nessa situação seu dentista irá indicar o melhor tratamento.

Aftas e feridas na boca

Elas não são a coisa mais anormal de se acontecer, afinal as aftas e feridas podem surgir de diversas formas, por exemplo, quando há uma baixa na imunidade, excesso de acidez, ou até traumas, como uma mordida, mas o que você tem que ficar atento (a) é no tempo em que elas permanecem na sua boca.

Caso as aftas ou feridas perdurem mais de 1 semana, é importante avaliar e tentar identificar a causa do problema, pois se não forem cuidadas podem desencadear infecções ou lesões mais sérias.

Dente quebrado ou trincado

Os sintomas de um dente quebrado/trincado são bem semelhantes aos da sensibilidade dentária, porém com o bônus: a dor incômoda na mastigação. A boa notícia nesse caso é que dependendo do estado do dente, é possível recuperá-lo! Porém para isso se faz indispensável uma avaliação com o dentista, afinal somente ele poderá elaborar um melhor plano de tratamento para acabar com a sua dor e reabilitar o seu sorriso.

Abscesso dentário

A triste realidade é que os abscessos dentários também são comuns de se acontecer e sua causa geralmente é o não tratamento do canal. Ele consiste em uma infecção bacteriana na região ao redor do dente, que causa dor, inchaço e acúmulo de pus. O tratamento é basicamente a drenagem do pus, limpeza e desinfecção da área afetada. Vale lembrar que se não houver cuidados, a situação pode se agravar, e a extração do dente poderá ser a única opção.

Indiscutivelmente as informações mais importantes que obtemos através desse post é que, aos primeiros sinais, devemos buscar um profissional habilitado para nos ajudar, ou se quisermos evitar passar por essas situações, o check-up odontológico é a melhor opção para prevenção.

Aqui na Neue Klinik possuímos uma equipe de ponta pronta para cuidar da saúde do seu sorriso, por isso se já faz algum tempo que você não vai ao dentista, clique no botão abaixo e agende sua avaliação.

Unidade Kobrasol

+ (47) 3065.1200
+ (47) 98816.3727

contato@neuelinik.com
Segunda a Sexta, das 8h às 19h
Sábados, das 8h às 13h
Unidade Campeche

+ (47) 3028.1310
+ (47) 99103.2633

Segunda a Sexta, das 10h às 19h
Sábados, das 9h às 13h
Fale Conosco