Creme dental com carvão ativado: é uma boa escolha?
Muitas pessoas já experimentaram a popular pasta de dente composta de carvão ativado a fim de, supostamente, clarear rapidamente seus dentes em casa.
No entanto, é importante estarmos cientes sobre possíveis consequências bucais negativas geradas pelo uso desse produto.
O que é carvão ativado?
Carvão ativado é uma substância constituída de carbono altamente poroso conhecida por ser capaz de remover impurezas do organismo. Esse produto é obtido devido a um processo chamado “carburação”, durante o qual materiais orgânicos aquecem-se em ambientes onde não há oxigênio.
A pasta de dente clareadora feita baseando-se em carvão ativado é altamente abrasiva. Isso significa que desgasta o esmalte dentário de maneira agressiva e pode ocasionar sensibilidades nos dentes.
É importante destacar que o esmalte dentário, composto, em grande parte, de materiais inorgânicos, não é regenerado pelo nosso corpo, portanto, quando perdido, não recupera-se naturalmente.
Outro ponto relevante relaciona-se ao fato de que embalagens de pastas de dente baseadas em carvão ativado não indicam quão abrasivas são. Imagine escovar seus dentes com uma lixa, sem ter conhecimento sobre a intensidade do desgaste promovido por ela!
Portanto, ao considerar o uso de pastas de dente com carvão ativado, é extremamente importante buscar orientações de um(a) dentista. Ele(a) poderá avaliar condições específicas de seus dentes e recomendar produtos adequados às suas individualidades, garantindo a saúde e a integridade do sorriso.
Neue Klinik
(48) 98816-3727