Os dentes pequenos podem ser um incômodo para quem possui, tanto esteticamente quanto funcionalmente.
Embora possa parecer um pequeno detalhe, eles têm o poder de abalar a autoestima e a confiança de uma pessoa, além de prejudicar a mastigação e a fala. Essa condição, conhecida como microdontia, é caracterizada pelo tamanho reduzido dos dentes em relação ao padrão humano, que pode afetar apenas um ou vários dentes, tanto os da frente quanto os de trás, apresentando formas anormais e desproporcionais em relação aos demais dentes.
Conheça algumas causas:
-Fatores genéticos:
Os dentes pequenos são como uma herança de família, uma característica passada de geração em geração. Muitas vezes, o tamanho dos dentes é determinado pelos genes, então é bem provável que você tenha outros parentes com a mesma peculiaridade.
Em certas famílias, é comum que os dentes sejam um pouco menores do que a média, o que pode ser transmitido ao longo dos anos.
-Desgaste dentário:
O desgaste natural dos dentes ao longo da vida é algo natural, mas em alguns casos pode levar à diminuição do tamanho dentário.
Essa deterioração pode ser agravada por diversos fatores, entre eles podemos ressaltar:
-Bruxismo (ranger dos dentes);
-Consumo excessivo de alimentos ácidos;
-Uso de escovas de dentes muito duras;
-Utilização de produtos inapropriados que provocam desgaste.
Existem diversas opções de tratamento para corrigir o problema dos dentes pequenos, dependendo da causa. Além das opções estéticas, como as lentes de contato dental e as facetas de porcelana, também podem ser utilizados procedimentos ortodônticos, como o uso de aparelhos dentários, para reposicionar os dentes. Dessa forma, é possível conquistar um sorriso perfeitamente equilibrado e saudável.
É importante ressaltar que ter dentes pequenos não é necessariamente um problema de saúde, mas pode afetar a estética e a confiança de uma pessoa.
Neue Klinik:
(48) 98816-3727
RESPONSÁVEL TÉCNICO:
DR. MARCELO SCHÜTZ
CRO/SC 6639-CRM/SC 21277