O sangramento nas gengivas é sinal de que elas não estão saudáveis como deveriam, indicando inflamação, condição comum chamada de gengivite – caracterizada principalmente pela remoção inadequada de placa bacteriana dos dentes na linha da gengiva.
Se a placa não for removida com escovação regular e visitas ao dentista endurecerá, tornando-se o que é conhecido como tártaro. Essencialmente, isso levará a aumento no sangramento e à forma mais avançada de doença na gengiva, conhecida como periodontite.
Outras causas de sangramento na gengiva incluem:
-Escovação com muita força
-Alterações hormonais durante a gravidez
-Uso inadequado de fio dental
-Infecção, que pode ser relacionada ao dente ou à gengiva
-Medicações anticoagulantes
Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengiva vermelha, inchada e sensível que pode sangrar durante a escovação. Outro sintoma da doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença gengival pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito frequente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.
Para evitar a gengivite, uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece, apenas o dentista pode removê-la.
Você pode prevenir a gengivite da seguinte maneira:
-Escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e do controle do aparecimento de tártaro;
-Alimentação correta para garantir nutrição adequada;
-Evitar cigarros e outras formas de tabaco;
-Ir ao dentista regularmente.
Neue Kobrasol:
(48) 98816-3727
RESPONSÁVEL TÉCNICO:
DR. MARCELO SCHÜTZ
CRO/SC 6639-CRM/SC 21277