Hoje em dia, é possível encontrar muitas dicas de como usar o bicarbonato para clarear os dentes, certo? No entanto, essa afirmação tão popular não é verdadeira. O produto, mesmo que misturado ao creme dental diário, não promove de forma efetiva o clareamento dentário.
Ele é uma substância abrasiva, atua como um “esfoliante” dental. O que não quer dizer que tem ação clareadora. O dente é formado por três camadas: a polpa (camada mais interna), a dentina e o esmalte (camada externa).
Quando utilizado na última camada, o bicarbonato promove uma limpeza mais profunda, dando a sensação de que os dentes estão mais brancos. Entretanto, os dentes só estão mais limpos do que normalmente.
Isso não significa que o uso do bicarbonato é indicado para auxiliar na higienização dental. Por ser abrasivo, ele pode gerar sérios danos à saúde bucal e provocar problemas ainda maiores.
O uso frequente do bicarbonato é perigoso! Ele é altamente abrasivo e promove a corrosão do esmalte dentário. Como consequência, o dente fica sensível e suscetível a infecções. A gengiva também é afetada e pode sofrer com sangramentos e mais infecções.
Muitos pacientes utilizam o bicarbonato de sódio para clarear os dentes, mas isso pode provocar diversos prejuízos dentários, como enfraquecimento e danificação no esmalte.
Para realizar uma limpeza e clareamento correto, é primordial buscar o dentista.